sexta-feira, 15 de julho de 2011

Roupas sem uso beneficiam pacientes de Aids em Nova York

Olhem que legal essa matéria do Jornal Nacional! 
Colabore você também doando para nosso brechó, ligue 3243-4143.
As pessoas que não vivem aqui na cidade também podem doar, envie por um amigo ou familiar que venha para Livramento ou por alguma transportadora.
__________________________________________
Cerca de 200 mil toneladas de roupas iam para o lixo todos os anos. A prefeitura resolveu estimular a doação com abatimento de impostos e utilizará o dinheiro arrecadado para atendimento a portadores de HIV.


Nos Estados Unidos, a prefeitura de Nova York está estimulando com outro tipo de reciclagem. E ao mesmo tempo ajudando portadores do vírus da Aids.
Na região da 5º Avenida em Nova York, as grifes do bilionário mercado da moda lançam, cada uma, pelo menos nova coleções diferentes por ano.
Cores, tecidos e padronagens que mudam nas vitrines quando você menos espera, em um ciclo que nunca termina: é da cabeça dos estilistas, para as fábricas, das fábricas, para as lojas. E das lojas para as sacolas dos consumidores.
Mas e quando a moda passa? O que acontece com essas roupas, sapatos e bolsas? Em NY, é tudo jogado fora. Isso mesmo.Vai tudo pro lixo.
A prefeitura, preocupada com os aterros sanitários já saturados decidiu criar um programa que está dando uma nova chance pra quem já brilhou nas passarelas.
Cerca 200 mil toneladas de roupas iam para o lixo todos os anos. Um homem confessa: "sempre joguei tudo no fora".
Agora, as roupas usadas dele e da família vão todas pra uma caixa instalada no prédio pela prefeitura. E o recibo, que ele mesmo preenche, pode ser usado pra ganhar desconto no imposto de renda. Questão de prioridade.
"Em Nova York, nós moramos em apartamentos muito pequenos e, na hora de renovar o guarda-roupa, precisamos de espaço", diz a especialista em moda, que trabalha em um galpão.
Tudo o que estava no galpão foi recolhido do lixo novaiorquino. Casacos de pele natural e sintética. Vestidos de festa e até peças ainda com a etiqueta.
E tem até vestido de noiva! Vários! Tudo é lavado, passado e dividido em dois grupos. Uma parte é doada para instituições de caridade. A outra, volta para o mundo dos flashes!
As peças vão para um catálogo de vendas na internet e também para brechós com cara e endereço de boutique! Marcas famosas com descontos de até 80%.
O dinheiro arrecadado ajuda a dar atendimento médico, dentário e treinamento profissional para pessoas com HIV, o vírus da Aids.
David Raper, um dos responsáveis pelo projeto diz que é uma nova chance para as roupas e também para quem tem a doença.
Fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário