segunda-feira, 9 de maio de 2011

Fístula artério venosa

O que é fístula artério venosa?
É um acesso utilizado para a realização do tratamento de hemodiálise, uma ligação entre uma veia e uma artéria feita através de cirurgia simples com anestesia local.


Em que parte do corpo a fístula artério venosa é feita?
Embora o braço seja a região mais comum para a confecção do acesso venoso, nem sempre existe esta possibilidade. Neste caso, o local o acesso é feito na região da virilha ou da perna.

Qual a importância da fístula artério venosa?
Possibilita o aumento do fluxo sanguíneo que permite às paredes da veia ficar mais fortes e resistentes. Também com fluxo sanguíneo mais rápido para a realização das punções a cada sessão de hemodiálise.

Como funciona a fístula artério venosa?
Através da fístula uma agulha relativamente grossa é puncionada no local do acesso. Esta agulha é conectada a uma linha arterial artificial (que levará o sangue ao capilar). Outra agulha é Puncionada a cerca de três centímetros e é conectada a mais uma linha arterial artificial. Desta vez a linha receberá o sangue filtrado que retornará ao paciente. Este procedimento se repetira inúmeras vezes de acordo com o tempo e o fluxo em que a maquina de diálise está programada.

Como cuidar da fístula artério venosa?
Para a fistula ter um bom funcionamento é imprescindível seguir algumas orientações. Manter o acesso venoso limpo para evitar infecções, evitar em qualquer hipótese o uso do braço da fístula para verificação da pressão arterial ou coleta de sangue. Evitar a realização de atividades e exercícios que exijam esforço e não dormir sobre o braço. Em caso de hematomas após punção, usar compressas de gelo e água quente sempre seguindo as orientações médicas. Tenha o hábito de apalpar seu pulso para sentir como está o fluxo do seu acesso.

Fonte:www.prorim.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário