sábado, 23 de julho de 2011

Falta de cuidado com a alimentação preocupa Ministério da Saúde


Pesquisa revela dados alarmantes sobre os hábitos dos brasileiros. A preocupação das autoridades é com a incidência da diabetes.

Uma pesquisa do Ministério da Saúde revelou dados alarmantes sobre os hábitos dos brasileiros. E a preocupação das autoridades é com a incidência da diabetes.
Os brasileiros estão fazendo uma combinação de alto risco: sedentarismo e falta de cuidado com a alimentação. Cerca de 48% dos adultos estão acima do peso e mais de 30% das crianças de 5 a 9 anos também.
Resultado: segundo o Ministério da Saúde, os casos de diabetes devem aumentar nos próximos anos, começando cada vez mais cedo. E as mulheres precisam ficar atentas. Hoje, o número de mulheres com diabetes já é 30% superior ao de homens.
Lilian descobriu a diabetes com 30 anos, na gravidez. “Você não sente dor. Comendo normalmente, você não sente quando ela sobe. Sente quando ela desce. Quando você está cheinho, gordinho, só come”, diz.
O Ministério da Saúde vai lançar na semana que vem um plano de combate a doenças crônicas: diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. O ponto fundamental, além do acesso aos tratamentos e aos remédios, é o incentivo à mudança de hábitos.
“Que as famílias se preocupem com as crianças e que isso aconteça ao longo da vida. Alimentação adequada e atividade física”, destaca o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
E depois de diagnosticada a doença, a disciplina é o mais importante. “Exercício é um grande remédio. Alimentação saudável tem que ser feita não só na primeira semana, tem que ser reeducado e o paciente tem que botar um novo formato na vida dele”, explica a endocrinologista Valéria Guimarães.
A orientação vale para todas as idades, inclusive para os idosos. Atualmente, uma em cada cinco pessoas com mais de 65 anos tem diabetes. Seu Paulo, que convive com a doença há 20 anos, mudou os hábitos, e agora diz que vive melhor.
“Sou miniatleta. Faço tênis, natação e a principal atividade é a caminhada: cerca de oito a 10 quilômetros diários. Isso ajuda muito”, garante.
Fonte: g1.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário