quarta-feira, 13 de julho de 2011

Médicos espanhóis fazem o primeiro transplante de pernas do mundo

Os médicos acham que, em cinco meses, ele já vai ser capaz de sustentar o peso do próprio corpo sobre as duas pernas transplantadas.


Pela primeira vez na história, médicos conseguiram fazer um transplante de pernas em uma pessoa. É um feito inédito da medicina. Foi uma cirurgia de 14 horas, que começou na noite de domingo (10) e acabou na manhã de segunda-feira (11). Foi feita no Hospital La Fe, em Valencia, na Espanha. Os dados do paciente não foram divulgados.
O médico Pedro Cavedas, que já é experiente em transplantes, disse apenas que se trata de um jovem do sexo masculino que perdeu as duas pernas, amputadas abaixo dos quadris, em um acidente. Esse jovem espanhol não podia usar próteses por razões clínicas. A chance de o jovem andar era zero – ele estava sempre preso a uma cadeira de rodas. Por isso, foi o próprio paciente que pediu para passar pelo processo de transplante.
Segundo o médico Pedro Cavedas, a cirurgia de 14 horas foi praticamente nada. Foi só o começo de um longo processo. O principal desafio começa agora, principalmente no crescimento dos nervos da área transplantada. Os nervos crescem à medida de um milímetro por dia. Por isso, pode levar meses ou até anos para que o paciente venha a andar normalmente, mas os médicos acreditam que isso vá acontecer.
Os médicos acham que em dois meses o paciente já consegue dar os primeiros passos numa piscina e mais três meses depois ele já vai ser capaz de sustentar o peso do próprio corpo e ficar de pé sobre as duas pernas transplantadas. A Espanha está na vanguarda dos transplantes mundiais. Esse mesmo médico fez, em 2006, o primeiro transplante duplo de antebraços e mãos.
Fonte: globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário