domingo, 23 de outubro de 2011

Respondendo as perguntas enviadas para a ONG

Amigos, como muitas profissionais da nossa comunidade que trabalham na área da saúde tem pedido informação sobre o que é a creatinina, aproveitaremos a oportunidade para informar para todos que possam ter dúvidas. Por mais informações podem seguir enviando suas perguntas para nosso e-mail ou msn.



Como saber se os rins estão funcionando bem?

Os rins funcionam como filtros especiais do sangue. Normalmente só deixam passar o que não interessa mais ao nosso organismo. Eles têm como principal função a remoção de substâncias indesejáveis como a uréia, a creatinina , o ácido úrico, o excesso de sal, de água e de vários ácidos formados pelo organismo. Além disso, também são responsáveis pela reabsorção de substâncias vitais como a glicose, o bicarbonato, os aminoácidos e as proteínas
Outras funções importantes dos rins são regular a pressão arterial, a produção de sangue e o controle do metabolismo do cálcio e do fósforo, fundamentais para o nosso esqueleto
O aumento de algumas substâncias no sangue, reflete, indiretamente, um mau funcionamento dos rins.
A creatinina é uma dessas substâncias utilizadas para avaliar a saúde dos rins.

O QUE É CREATININA?
Quase todo mundo sabe o que são GLICOSE E COLESTEROL mas poucos sabem o que é CREATININA.
A creatinina não é formada diretamente pelo metabolismo corporal, sendo o resultado do metabolismo de outra substância chamada creatina, que se encontra nos músculos. A conversão da creatina em creatinina é praticamente constante durante as 24 horas do dia.
O valor da creatinina em indivíduos normais apresenta uma variação em relação ao sexo e ao volume de massa muscular. A sua concentração no sangue é maior nos homens e nos atletas. Nas mulheres, crianças e idosos, a concentração sanguínea é, proporcionalmente, menor. O nível de creatinina é muito pouco afetado pela dieta habitual.
Seus valores normais são aproximadamente 1 mg/dL nos homens, 0,8 mg/dL nas mulheres e 0,5/dL nas crianças pequenas.
Seus valores aumentam à medida que ocorre a diminuição da função dos rins; por isso, são utilizados como marcadores da função renal. Os aumentos se tornam significativos quando existe uma perda de mais de 50% da função dos rins e existem exames mais especilizados como o CLEARANCE DE CREATININA também chamado de depuração da creatinina que pode indicar aproximadamente quanto do rim já foi afetado pelas diferentes doenças como o diabetes a hipertensão, os cálculos renais ou as infecções urinárias.
Um nefrologista pode explicar com mais detalhes. A dosagem da creatinina é muito importante, pois ela pode aumentar sem a pessoa apresentar qualquer sintoma de doença dos rins. Portanto, seu aumento pode servir como um ALERTA para a possibilidade de uma doença renal.
O importante é saber que o exame da dosagem da creatinina é um exame barato e fácil de ser feito. Qualquer laboratório com um pouquinho de sangue, pode dosar a creatinina na mesma hora que se está medindo sua glicose e seu colesterol.
Pergunte ao seu médico como está sua CREATININA.
A Prevenção é sempre o melhor tratamento.

Fonte:www.sbn.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário