quarta-feira, 31 de agosto de 2011

PROTEINÚRIA, URINA ESPUMOSA E SÍNDROME NEFRÓTICA

Saiba o que significa proteinúria e o que indica uma urina espumosa.


Uma das funções básicas dos rins é excretar na urina as substâncias em excesso, tóxicas ou que não tenham função. Obviamente, as proteínas não se enquadram nesta definição e, portanto, não devem ser excretadas na urina. Na verdade, pequenas quantidades podem sair, algo em torno de 150mg por dia, que é considerado o valor limite da normalidade. A principal proteína circulante no sangue é a albumina e seus valores na urina não devem ultrapassar 30mg/dia.

Portanto, uma urina normal não pode ter mais de 150mg de proteínas, sendo que dessas, no máximo 30mg podem ser de albumina. As outras 120mg de proteínas são basicamente imunoglobulinas (anticorpos) e aminoácidos. A presença de valores acima destes normalmente indica mal funcionamento do rim.

Então vamos as definições:

Proteinúria - Excreção urinária de proteínas (todas somadas) maior que 150 mg por dia.
Microalbuminúria - Excreção urinária de albumina entre 30 e 300 mg em 24h.

Um paciente pode ter microalbuminúria com ou sem proteinúria associada (120mg de proteínas e 60mg de albumina excretadas, por exemplo). Em geral, proteinúrias maiores que 300mg/dia são basicamente por albuminúria.

Todos os resultados anormais devem ser repetidos para confirmação, uma vez que proteinúrias isoladas podem ocorrer. Para ser considerada patológica, a proteinúria (e albuminuria) deve ser persistente.

A microalbuminúria não causa sintomas e é o primeiro sinal de doença renal em pacientes diabéticos. A sua presença é um sinal de lesão renal precoce e indica maior risco de desenvolver insuficiência renal crônica. TODO DIABÉTICO DEVE REALIZAR PESQUISA ROTINEIRA DE PROTEINÚRIA E MICROALBUMINÚRIA.

Urina espumosa - proteinúriaProteinúrias abaixo de 300 mg/dia costumam ser assintomáticas. A partir desse valor podemos encontrar uma urina com excesso de espuma. Quanto maior for a proteinúria, mais sintomática esta será. A partir de 3000 mg por dia, ocorre a síndrome nefrótica.

A síndrome nefrótica se caracteriza por uma urina muito espumosa, associado a inchaços (edemas) generalizados, baixos níveis de albumina no sangue e colesterol elevado. Os edemas ocorrem principalmente em pernas, face e abdomen, chamado de ascite
Todo doente com edema generalizado deve ser investigado para proteinúria e doença renal.

A síndrome ocorre por lesão do glomérulo que é um conjunto de capilares e células responsáveis pela filtração do sangue.

Abaixo, listo algumas doenças que podem causar lesão glomerular, proteinúria e síndrome nefrótica.

Causas de proteinúria: 

- Diabetes
- Lúpus
- Doenças primárias do glomérulo
- Hepatite
- Sífilis
- SIDA (AIDS)
- Reação a anti-inflamatórios
- Câncer
- Eclâmpsia
- Obesidade

Antigamente usava-se a coleta de urina de 24h para o diagnóstico da proteinúria. É um exame chato de ser feito e apresenta muitos erros de coleta. Hoje já se consegue avaliar a quantidade de proteínas em uma amostra simples de urina. Uma vez confirmada a proteinúria, se a causa não for óbvia, como em um paciente com diabetes de muitos anos, é muitas vezes necessário a realização de biópsia renal para se identificar a etiologia

A proteinúria é tratada de 3 maneiras:
- Controle rigoroso da pressão arterial
- Medicamentos que reduzem a perda de proteínas (inibidores da ECA, exemplo: enalapril; e antagonistas dos receptores da angiotensina 2, exemplo: Losartan)
- Tratamento da doença de base.

ATENÇÃO: Toda urina causa alguma espumação pelo turbilhonamento da água do vaso com o jato urinário. Alguns produtos químicos para limpeza podem produzir uma espuma maior. A proteinúria leva a uma espumação muito exuberante e que demora a desaparecer. Normalmente o paciente nota uma mudança do padrão na espuma habitual. Na dúvida deve-se fazer o exame de urina.

Um comentário:

  1. A SÍNDROME NEFRÓTICA é uma doença renal grave que não pode ser curada por drogas ou injeções, mas a melhor maneira de se livrar da síndrome nefrótica é tomar um medicamento fitoterápico natural para ela.
    Fui diagnosticado com síndrome nefrótica por 15 anos. Tentei diferentes medicamentos em tratamentos com drogas, mas todos sem sucesso. Um amigo precioso me contou sobre o centro de ervas do Dr. James, o lar do bem-estar. Ela me deu o endereço de e-mail do Dr. James, [drjamesherbalmix@gmail.com] Entrei em contato com ele rapidamente e ele me garantiu que seu medicamento fitoterápico vai curar minha síndrome nefrótica. e eu estarei curado para sempre eu disse Ok. Eu perguntei a ele sobre o processo de cura, ele me pediu para pagar os honorários que eu fiz, em 2 dias ele preparou o fitoterápico e mandou para mim. Ele me instruiu sobre como bebê-lo de manhã e à noite por duas semanas. Falei com o Pedro, meu amigo, sobre o fitoterápico, então ele me deu permissão para beber. Então, depois de beber por duas semanas, fiquei curado da síndrome nefrótica. Estou muito grato e prometi que recomendaria qualquer pessoa com síndrome nefrótica ao Dr. James e é isso que estou fazendo. A medicina mista de ervas do Dr. James me fez acreditar que existe uma cura permanente para doenças como doença de Parkinson, esquizofrenia, câncer, escoliose, câncer de bexiga, câncer colorretal, câncer de mama, câncer de rim, leucemia, câncer de pulmão, câncer de pele, câncer uterino , câncer de próstata, fibromialgia,
    Síndrome de Fibrodisplasia, Epilepsia Doença de Dupuytren, Diabetes, Doença Celíaca, Angiopatia, Ataxia, Artrite, Esclerose Lateral Amiotrófica, Doença de Alzheimer, Carcinoma Adrenocortical.Asthma, Doenças Alérgicas.Hiv_, Herpes, Doença Inflamatória Intestinal, AIDS. Seu remédio é fácil de beber, sem efeitos colaterais, ele também me aconselhou a aumentar minha ingestão de vegetais frescos e fibras, o que ajuda a manter meu hábito intestinal regular. E evite comer alimentos ricos em potássio e magnésio
    Aqui estão suas informações de contato ... [Email ... drjamesherbalmix@gmail.com

    ResponderExcluir