terça-feira, 23 de março de 2010

Espaço Informativo: Doença Renal



Doença Renal Crônica

INTRODUÇÃO
Muitas pessoas, ao redor do mundo, possuem uma doença crônica: a perda permanente das funções de seus rins. Para sobreviver, todas elas precisam de algum tipo de Terapia Renal Substitutiva. A falência renal pode afetar qualquer pessoa e pode ocorrer a qualquer momento da vida. A doença normalmente progride de forma gradual. Os sintomas nem sempre são percebidos, até que realmente necessite de tratamento.

O QUE OS RINS FAZEM NORMALMENTE?
Suas funções principais incluem regular o conteúdo de água do corpo e filtrar os resíduos do sangue. Eles fazem isto, produzindo a urina.
Os rins também servem para muitos outros propósitos úteis. Por exemplo, eles produzem uma grande variedade de hormônios que ajudam a:
  • Fabricar as células vermelhas do sangue, de forma que o oxigênio possa ser transportado por todo o corpo.
  • Produzir Vitamina D na sua forma ativa, o que assegura que os ossos sejam mantidos fortes e sadios.
  • Manter a pressão sanguínea sob controle.
Portanto você pode ver que, quando os rins param de funcionar, o corpo pode ser afetado de diversas formas. A maioria das pessoas com falência renal sente-se mal antes de iniciar o tratamento. Os sintomas variam, porém podem incluir náuseas e vômitos, perda de apetite, coceira na pele, cansaço, inchaço nas mãos e tornozelos e frequentes distúrbios de sono.

ACOMPANHAMENTO PELA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL
Todas as formas de diálise necessitam de acompanhamento multiprofissional rigoroso. Exames laboratoriais são feitos mensalmente para verificar a quantidade de uréia, potássio, cálcio, fósforo, glicose (açúcar) e ainda para verificar a presença e o grau de anemia, a possibilidade de infecções por bactérias ou vírus, entre outros. Estes exames, feitos em períodos regulares, juntamente com a avaliação da equipe, vão mostrar com exatidão o estado de saúde e a adaptação do paciente ao tratamento.

A DIÁLISE É A CURA DEFINITIVA PARA A INSUFICIÊNCIA RENAL?
A hemodiálise e a diálise peritoneal são tratamentos que substituem a função dos rins mas não são a cura da insuficiência renal. As máquinas cada vez mais modernas e seguras, o maior conhecimento da equipe multiprofissional e a possibilidade de uso de medicações que tratam a anemia e a doença nos ossos, por exemplo, permitem que o paciente viva mais tempo e se sinta melhor.

QUE ATIVIDADES PODEM SER FEITAS?
Uma pessoa em tratamento dialítico, seja hemodiálise ou diálise peritoneal, deve ser capaz de fazer várias coisas da mesma forma que fazia antes de adoecer. Porém, com a idade e outras condições clinicas, as atividades físicas que exigem maiores esforços terão de ser limitadas. Ficar prostrado, sentir-se desgostoso, em nada ajudará o paciente no seu tratamento. Nestes momentos, é importante compartilhar com pessoas da família, amigos e a própria equipe assistencial os sentimentos e dúvidas.

O SUCESSO DA TERAPIA DEPENDE DO PACIENTE!!!
Rins sadios trabalham 24 horas por dia, 7 dias por semana, para remover impurezas do sangue. As terapias renais não podem substituir completamente a função dos rins, portanto é vital que os pacientes sigam rigorosamente o tratamento prescrito. Com o passar do tempo, a terapia se tornará rotina, no entanto é possível continuar trabalhando e manter uma vida familiar e social ativa.

Até breve!
Enfermeira Fabiana Boldrini / COREN-RS 154638

Nenhum comentário:

Postar um comentário