quinta-feira, 10 de março de 2011

Hoje comemoramos o DIA MUNDIAL DO RIM



DIA MUNDIAL DO RIM: Cuide seu rim, salve seu coração.
Dia 10 de março de 2011
será celebrado o dia do
rim em todo o mundo e
terá como tema a importância
de cuidarmos do rim para
prevenir as doenças do coração


Dia 10 de março de 2011 será o sexto Dia Mundial do Rim, um evento anual que ocorre sob a coordenação da Sociedade Internacional de Nefrologia e a International Federation of Kidney Foundation. Duas entidades que há seis anos tornaram esta data no dia mundial de conscientização da comunidade médica, autoridades em saúde e população em geral, sobre necessidade de prevenção.
Em 2011, o Dia Mundial do Rim chama a atenção para o importante e perigoso papel que a disfunção renal exerce em aumentar o desenvolvimento de Doença Cardiovascular prematura, a causa mais comum de mortalidade em todo o mundo.
No editorial do Jornal da Sociedade Americana de Nefrologia, os Drs. Willian Couser e Miguel Riella perguntam: pode a detecção precoce e prevenção da doença renal realmente melhorar a saúde cardiovascular ao longo do tempo?
Nesse editorial eles defendem, baseados nos trabalhos científicos recentemente publicados, que o aumento da atenção e cuidados ao rim, levam a uma melhora da saúde Cardiovascular. E que este deveria ser o componente central de qualquer estratégia mundial que objetivasse reduzir as doenças crônicas do adulto, entre elas a Doença Cardiovascular.
Doença Cardiovascular e Rim

A doença cardiovascular é a doença crônica do adulto que mais influencia na mortalidade mundial, responsável por aproximadamente 30% de todas as mortes.
Sabe-se de longa data que a presença de Doença Renal Crônica aumenta o risco de eventos cardiovasculares em diabéticos e hipertensos. Porém só recentemente comprovou-se que essa doença sozinha, mesmo nos seus estágios iniciais, é um forte fator de risco para o desenvolvimento de Doença Cardiovascular, independente da diabete, hipertensão ou qualquer outro fator de risco. E isto é especialmente verdade quando a albuminúria (proteína na urina) está presente.
Com relação à proteinúria (ou albuminúria) como marcadora ou “preditora” do desenvolvimento da doença cardiovascular, o trabalho denominado PREVEND STUDY mostrou uma relação linear direta entre mortalidade cardiovascular e proteinúria na população em geral, independente de qualquer outro fator de risco conhecido, como diabete colesterol elevado ou hipertensão por exemplo.

Pode o tratamento de a Doença Renal Crônica reduzir a Doença Cardiovascular?
O mais importante sob o ponto de vista clínico. Os dados sugerem que a intervenção clínica no sentido de eliminar ou reduzir a proteinúria e reduzir a progressão da doença renal pode reduzir o risco cardiovascular simultaneamente.
O Dr. Couser e o Dr. Riella chamam a atenção que reduzir proteinúria protege mais o sistema cardiovascular e renal que reduzir isoladamente a hipertensão ou diabete.
Neste 10 de março de 2011 chamamos a atenção às autoridades e a comunidade médica para o fato de que o sistema de saúde que identificar e tratar precocemente a doença renal, presente em 10% da população, prevenirá não só o ingresso na terapia renal substitutiva (hemodiálise), mas principalmente a prevalente doença dos vasos sanguíneos em geral.
Felizmente os marcadores de Doença Renal Crônica são baratos e fáceis de obter (proteinúria e função renal) e surgem precocemente na doença vascular generalizada.
A Sociedade Gaúcha de Nefrologia em reunião com o Dr. Ciro Simoni, Secretário Estadual de Saúde, no mês de janeiro, colocou-se a disposição, juntamente com os setenta e um Centros de Nefrologia do Rio Grande do Sul, para desenvolver um programa efetivo de prevenção levando em consideração os dados atuais que mostram que a doença renal é comum, perigosa, tratável e que proteger os rins é uma importante estratégia para salvar o Coração.


                                                     Dr. João José A. de Freitas
Presidente da Soc. Gaúcha de Nefrologia.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário