quinta-feira, 15 de abril de 2010

Espaço Informativo: DOENÇA RENAL

Doença renal e seu tratamento

A falha de qualquer órgão do corpo tem consequências tanto físicas como emocionais,
A insuficiência renal crônica (IRC) não é exceção. Entretanto, existem formas eficazes de manejar  a perda da função de seus rins.

Como você pode se tratar?
Você precisa e merece ter cuidados especiais! Vamos chamar esses cuidados especiais de TRATAMENTO para IRC. O tratamento para IRC inclui: consultas e exames, diálises, transplantes, restrições alimentares e de líquidos e medicações.

Um deles chama-se TRATAMENTO CONSERVADOR, o qual inclui visitas periódicas a clinica de nefrologia, realização de exames mensais, alguns remédios que devem ser tomados e uma dieta alimentar.
Se você faz esse tratamento, é porque seus rins não pararam de funcionar totalmente e , se seguir as orientações dos profissionais, eles poderão continuar trabalhando por algum tempo, sem necessidade de diálise ou transplante.

Existem outros tratamentos, como a DIÁLISE.
Você sabe o que é diálise?
A diálise é um jeito de substituir o funcionamento do rim quando ele não consegue trabalhar mais.
Existem dois tipos de diálise:
  1. Diálise peritoneal
  2. Hemodiálise
Vamos entender melhor como funciona cada modalidade de diálise?
  • Na diálise peritoneal, um líquido especial, chamado solução de diálise, é introduzido no abdômen por meio de um tubo macio (que se chama cateter). Depois de algumas horas, a solução é drenada do abdômem e a seguir volta-se a encher o mesmo com uma nova solução de diálise. O cateter fica instalado permanentemente.
  • Na hemodiálise, o sangue sai de você através de uma veia (fistula ou cateter), é levado por tubos até a maquina, onde seu sangue será filtrado, retornando limpo para seu corpo. Normalmente, são realizadas 3 sessões semanais.
O objetivo da diálise é remover o excessso de água e as substâncias que não são mais aproveitadas pelo seu corpo e que deveriam ser eliminadas através da urina.

Outro tratamento é o TRANSPLANTE RENAL.
Este é um bom tratamento para a IRC, porque, com ele, muitas coisas do organismo voltam a funcionar melhor. Porém, ainda assim, você vai precisar de cuidados por toda a vida, para que seu novo rim dure muito tempo!

LEMBRE-SE...

Se você seguir o tratamento, seja ele qual for, estará escolhendo participar ativamente de sua vida.
Então, vá em frente e se cuide!

Enfª Fabniana Boldrini/COREN-RS 154638

Nenhum comentário:

Postar um comentário