As Emoções e suas Repercussões
Do ponto de vista psicológico, existem emoções naturais, fisiológicas, que aparecem em todas as pessoas. Elas podem ser a alegria, o medo, a ansiedade ou a raiva, entre outras. Essas emoções podem ser agradáveis ou desagradáveis, capazes de influenciar nossas atividades e relações pessoais.
As "emoções negativas" são aquelas que produzem uma experiência emocional desagradável, como, por exemplo, a ansiedade, a raiva e a tristeza. Já as "emoções positivas" geram uma experiência agradável, tais como alegria, a felicidade e o amor.
Hoje em dia há dados suficientes para poder-se afirmar que as emoções positivas potencializam a saúde, enquanto as emoções negativas tendem a comprometê-la. Por exemplo em períodos de estresse, quando as pessoas desenvolvem muitas reações emocionais negativas, é mais provável que surjam certas doenças relacionadas com o sistema imunológico, como a gripe, herpes, diarreias, ou outras infecções ocasionadas por vírus oportunistas. Em contra partida, o bom humor, o riso, a felicidade, ajudam a manter e/ou recuperar a saúde.
Há pessoas que se orgulham de saber controlar suas emoções. Mas, o fato de não se comportarem de acordo com esses sentimentos negativos não significa, automaticamente, que não estão experimentando as tais emoções negativas. Ao invés de se protegerem contra as emoções negativas, que seria o ideal, as pessoas que se dizem controladas, podem não estar reconhecendo os estados emocionais negativos que estão experimentando. Podem estar dissimulando a raiva, a ansiedade, o medo ou a tristeza. Ou seja, o desgaste proporcionado pelo esforço em dissimular emoções pode ser muito alto, vindo daí o conceito popular (e sensato) de que as emoções que não são manifestadas livremente acabam explodindo em outro lugar do organismo.
Assim sendo, é importante que nos esforcemos para conversar sobre nossos sentimentos, pois, mesmo que falar sobre assuntos que nos preocupem ou nos entristeçam seja difícil, compartilhar essas emoções podem evitar a tensão e sobrecarga emocional que tanto prejudica nosso organismo e vida como um todo.
Psicóloga Letícia Bonamigo Moreira - CRP- 07/15762
...
Nenhum comentário:
Postar um comentário