segunda-feira, 19 de abril de 2010

Mudança de cargo


 NOVO PRESIDENTE

Por motivos de impedimento do Sr Leonel Amorety Gornatti, na última quinta dia 15 de abril, conforme a decisão da diretoria o vice Sr. Evaristo Duarte da Silva, assumiu o cargo vago até o término do mandato da atual diretoria.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

 
DOAÇÃO DE PRODUTOS

Para doar alimentos, roupas, medicamentos, utensílios e outros, entre em contato conosco: (55)3243-4143.

Obs.: Os produtos não utilizados diretamente aos pacientes são encaminhados para o nosso bazar, onde a renda é revertida para a entidade.
Doação de Órgãos no Brasil

A doação de órgãos no Brasil é regulamentada pela LEI Nº 9.434 de 04 de fevereiro de 1997 e pela LEI Nº 10.211 de 23 de março de 2001 que reconhecem duas situações:

1. Doação de Órgãos de doador vivo, familiar até 4º grau de parentesco, mais freqüentemente de rim, pois é um órgão duplo e não traz prejuízo para o doador; e

2. Doação de Órgãos ou tecidos de doador falecido, que é determinada pela vontade dos familiares até 2º grau de parentesco, mediante um termo de autorização da doação.

A importância da divulgação e conhecimento da intenção das pessoas por parte de seus familiares em relação à doação de órgãos é fundamental no momento da autorização de uma doação.

Ministério da Saúde




Espaço Informativo: Nutrição

10 alimentos que ajudam a liberar serotonina (hormônio neurotransmissor responsável pela sensação de prazer)

1) Banana: a fruta é um carboidrato rico no aminoácido triptofano ( cada 100g da banana contém em média 18mg de triptofano). Acontece que este aminoácido é uma substância precursora da serotonina – sua ausência deixa o organismo suscetível a males como depressão, irritabilidade, insônia, ansiedade, mal humor e hiperfagia (aumento exagerado da fome, pois é uma substância anorexígena, diminuindo a compulsividade e a fome).

2) Abacate: esta fruta rica em ácido fólico, vitamina B3 ( niacinamida) e potássio, tem mais proteína que qualquer outra fruta (cerca de 2 g para cada porção de 110 g), quantidades úteis de ferro, magnésio e vitaminas C, E e B6, B3 (colabora com a manutenção de hormônios que regulam as substâncias químicas do cérebro e garante efeito relaxante). Mas vale lembrar: cada 110 g contém cerca de 200 calorias.

3)Mel: o alimento é um carboidrato fonte de triptofano, com ação calmante que induz a uma sensação de bem estar melhorando a função da serotonina no cérebro, regenerador da microflora intestinal, quando combinado aos lactobacilos presentes no intestino.

4) Nozes: esta oleaginosas possui vitamina B1 (tiamina), que ajuda a converter glicose em energia e imita alguns neutrotransmissores.

5)Tofu : tem o dobro de proteínas do feijão e 45% menos calorias que o queijo minas, fonte de magnésio mineral que atua na regulação do metabolismo cerebral e participa da metabolização de alguns aminoácidos.

6) Ômega 3: os peixes de água fria (salmão, atum, cavalinha) são considerados excelentes fontes de ômega 3 , um ácido graxo com efeito protetor sobre os neurônios, aumenta produção dos receptores de neurotransmissores (serotonina, dopamina e noradrenalina que protegem o cérebro e o sistema nervoso central dos radicais livres, substâncias responsáveis pelo envelhecimento celular).

7) Gérmen de trigo: é a parte mais nobre do trigo, que quando é refinado perde esta propriedade, e uma excelente fonte de todo aporte vitamínico do complexo B, atuando como calmante natural que diminui a irritabilidade e o nervosimo.

8)Canela: rica em polifenóis e antioxidantes, esta especiaria melhora a atividade da insulina, ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e reduz a compulsão por carboidratos e doces, colabora para evitar o sobrepeso e o acúmulo de gorduras na região abdominal e mantém a produção de serotonina em equilíbrio.

9)Lentilha: é fonte de proteínas vegetais e cálcio, contribuindo significativamente para a regulação da flora intestinal.

10)Chá verde: afasta os riscos do estresse oxidativo, que é a deficiência de substâncias antioxidantes no organismo, trazendo como consequências doenças como a obesidade e até depressão. O chá verde é rico em polifenóis, nutrientes antioxidantes que atacam os radicais livres das células cerebrais, mantendo a sua atividade neuroprotetora, diminuindo a probabilidade de inflamação cerebral e favorecendo sensação de bem-estar.

Flávia Bênia – Nutricionista CRN² 8734

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Espaço Informativo: DOENÇA RENAL

Doença renal e seu tratamento

A falha de qualquer órgão do corpo tem consequências tanto físicas como emocionais,
A insuficiência renal crônica (IRC) não é exceção. Entretanto, existem formas eficazes de manejar  a perda da função de seus rins.

Como você pode se tratar?
Você precisa e merece ter cuidados especiais! Vamos chamar esses cuidados especiais de TRATAMENTO para IRC. O tratamento para IRC inclui: consultas e exames, diálises, transplantes, restrições alimentares e de líquidos e medicações.

Um deles chama-se TRATAMENTO CONSERVADOR, o qual inclui visitas periódicas a clinica de nefrologia, realização de exames mensais, alguns remédios que devem ser tomados e uma dieta alimentar.
Se você faz esse tratamento, é porque seus rins não pararam de funcionar totalmente e , se seguir as orientações dos profissionais, eles poderão continuar trabalhando por algum tempo, sem necessidade de diálise ou transplante.

Existem outros tratamentos, como a DIÁLISE.
Você sabe o que é diálise?
A diálise é um jeito de substituir o funcionamento do rim quando ele não consegue trabalhar mais.
Existem dois tipos de diálise:
  1. Diálise peritoneal
  2. Hemodiálise
Vamos entender melhor como funciona cada modalidade de diálise?
  • Na diálise peritoneal, um líquido especial, chamado solução de diálise, é introduzido no abdômen por meio de um tubo macio (que se chama cateter). Depois de algumas horas, a solução é drenada do abdômem e a seguir volta-se a encher o mesmo com uma nova solução de diálise. O cateter fica instalado permanentemente.
  • Na hemodiálise, o sangue sai de você através de uma veia (fistula ou cateter), é levado por tubos até a maquina, onde seu sangue será filtrado, retornando limpo para seu corpo. Normalmente, são realizadas 3 sessões semanais.
O objetivo da diálise é remover o excessso de água e as substâncias que não são mais aproveitadas pelo seu corpo e que deveriam ser eliminadas através da urina.

Outro tratamento é o TRANSPLANTE RENAL.
Este é um bom tratamento para a IRC, porque, com ele, muitas coisas do organismo voltam a funcionar melhor. Porém, ainda assim, você vai precisar de cuidados por toda a vida, para que seu novo rim dure muito tempo!

LEMBRE-SE...

Se você seguir o tratamento, seja ele qual for, estará escolhendo participar ativamente de sua vida.
Então, vá em frente e se cuide!

Enfª Fabniana Boldrini/COREN-RS 154638

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Ronda da Cidadania

Ronda da Cidadania do dia 10 de abril de 2010
 
A ONG participou da 3ª etapa da Ronda da Cidadania da escola Olavo Bilac. Agradecemos a atenção da diretora Jussara e sua equipe.

domingo, 11 de abril de 2010

Semana da Saúde

Participação da ONG na Semana da Saúde da Escola CIEP, no dia 07 de abril de 2010.

 

sexta-feira, 9 de abril de 2010

RONDA DA CIDADANIA


3ª ETAPA

Amanhã (sábado - dia 10 de abril), estaremos participando da Ronda da Cidadania na escola OLAVO BILAC - PRADO.

Venha participar!!!

segunda-feira, 5 de abril de 2010

ALÔ RIM NOTÍCIAS

Colabore com a ONG
Você pode ajudar a ONG, comprando um espaço no nosso jornalzinho, como:
  • Patrocinador;
  • Anunciando o que quiser comprar, vender ou oferecer;
  • E outros...
Com o seu anuncio estará ajudando a nossa causa.
Por informações ligue para 55-3243-4143 ou 55-91577102, ou mande um email para alorimlivramento@gmail.com.

Faça parte desse grupo de pessoas que apoiam o cuidado pela saúde da nossa comunidade!

quinta-feira, 1 de abril de 2010

VOLUNTÁRIOS

Se você tem ideias e vontade para ajudar a nossa causa, seja um voluntário da ONG, precisamos de todos vocês.
Participe!!!!


“O Voluntário é o jovem ou adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social...”
Definição das Nações Unidas